Já vi muita gente escrever e falar sobre a necessidade e a importância de ter um blog, mas poucos foram os que escreveram sobre qual a sua verdadeira necessidade pessoal em blogar.
Vou partilhar o porquê que tenho este blog:
Blogar para partilhar experiência
Nada supera a experiência. O talento é sempre um grande atributo para qualquer pessoa em qualquer área, mas nos meus anos de programação, surgiram-me diversas situações.
Não existe uma solução única para todos os problemas que vais encontrar durante o teu tempo como programador (excepto a de desistir, mas que na verdade não é uma opção, certo?).
Recorro muitas vezes à Internet uma ou duas vezes à procura de soluções para os problemas que me surgem.
Sei que não sou o único que passou por esses problemas, independentemente da linguagem (C#, JAVA, Ruby, Python). Por isso é que utilizo o blog, para que consiga fazer alguém poupar o tempo que provavelmente gastaria à procura de respostas, através das minhas experiências e soluções.
Blogar para opinar
Não me considero de todo como um guru em qualquer área de programação, nem mesmo em C#, mas considero-me um viciado em programação. Trabalho principalmente com C# e toda a stack Microsoft e Azure, mas também já trabalhei com ASP, Ruby on Rails, C, C++, JSP/Servlet, Java e PHP.
Também tenho vários conhecimentos em Bases de Dados, bem como estou familiarizado com servidores, domínios, emails, DNS, e outras áreas relacionadas com a web.
Sinto-me mais do que qualificado para dar a minha opinião e as minhas soluções em qualquer uma dessas áreas
Blogar porque me dá Entusiasmo
Gosto de promover o alargar dos horizontes da programação a fim de tornar a a nossa área melhor para os programadores e utilizadores.
Gosto também que os visitantes do meu blog questionem-me e desafiem-me a encontrar soluções, melhores soluções.